(54) 3238-8800

Caxias do Sul - RS

24/01/2024

Período da Vindima Encerra Ciclo da Videira

2 min. de leitura

Entre janeiro e abril acontece a colheita da uva no hemisfério sul. As condições de solo e clima transformam a vindima em mais do que a simples colheita; em muitos pontos do sul do Brasil a vindima é motivo de festa.

Em Caxias do Sul, por exemplo, a cada dois anos é celebrada a Festa da Uva exatamente nesse período, onde os produtores têm a chance de expor e vender seu produto, comprovando a qualidade do produto local.

A qualidade de cada vindima depende de inúmeros fatores cruciais para a saúde a uva, sendo eles:

- Solo com textura franca e bem drenado

- Alto teor de matéria orgânica

- Adubação adequada

- Clima propício.

Claro que quando o assunto é clima, vai muito além do clima tradicional onde a vindima acontece com mais qualidade, tem que se considerar também as recentes mudanças climáticas que variam da seca aos temporais geralmente danosos às videiras.

VINDIMA COMO RESULTADO

Como dito anteriormente, a qualidade da vindima deriva de diversos fatores inclusive – e principalmente – anteriores à plantação. Mas um aspecto fundamental a ser considerado no cultivo da videira é o respeito ao ciclo da uva, que se dá em cinco etapas:

- Dormência: estado de inatividade durante os períodos frios.

- Brotação: início da primavera, vão surgindo as primeiras folhas e brotos.

- Floração: período de curta duração, em que pequenas flores ficam à disposição para a fertilização.

- Crescimento dos bagos: momento em que a uva vai crescendo e tomando sua forma final.

- Maturação: fase final onde será determinada a qualidade da colheita, seguindo do final do verão ao começo do outono.

Para que todo o ciclo aconteça, é preciso proteger a videira de ervas indesejadas.

A ROÇADEIRA COMO FERRAMENTA PARA A VINDIMA

Sempre destacamos a importância do cuidado do solo como forma de garantir bons plantios e colheitas; com a uva não poderia ser diferente. Entretanto, o foco do cuidado com o solo não é o mesmo.

Como não há replantio das videiras, o cuidado com o solo fica por conta da sua limpeza. É normal o crescimento de ervas indesejadas no meio das plantações, mas a sua manutenção e crescimento pode prejudicar o produto final do seu cultivo.

Para essas situações, é recomendado o uso de roçadeiras agrícolas, produto que você encontra em três modelos para trator na Unyterra (https://www.unyterra.com.br/rocadeira-para-trator-agricola). Através do corte preciso composto por cabeçotes e lâminas, a roçadeira elimina as ervas invasoras.

A roçadeira é versátil, se apresentando em formatos diferentes para vários tipos de terreno, abrangendo grandes áreas de forma eficiente mesmo em vegetações mais densas e altas. Como é acoplada ao trator, também oferece mais segurança para o operador.

Solo limpo, videira saudável.

Receba nossos lançamentos

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Ao enviar a mensagem, você declara que leu e aceitou os Termos de Uso e a Política de Privacidade

Você precisa aceitar a Política de Privacidade